Dicas #13 10 dicas para ser criativo e ter sucesso nos negócios e na vida

O consultor internacional de empreendedores criativos e autor do livro T-Shirts and Suits: A Guide to the Business of Creativity deixa aos leitores do Dinheiro Vivo10 dicas para ser criativo e ter sucesso nos negócios e na vida

David Parrish é reconhecido por combinar criatividade com pensamento empresarial, tendo desenvolvido uma metodologia própria para a qualificação de empreendedores culturais e criativos, uma matriz reconhecida em todo o mundo.
Aqui ficam as 10 dicas. Siga-as e será feliz, segundo ele...

1. Defina o seu próprio termo de sucesso. Seja claro com o que quer dizer com sucesso e escreva-o. Não siga definições de sucesso de outras pessoas. Só se souber qual é o sucesso que deseja é que estará apto a alcançá-lo.
2. Admita que existe dois significados diferentes para o mundo da criatividade. Existe a criatividade artística (a-Creativity) e a criatividade de engenho (i-Creativity). A criatividade não é um monopólio do artista. Cada um é criativo à sua maneira no amplo sentido da criatividade (resolvendo problemas, pensando de forma diferente, etc...).
3. Use o cérebro direito e o cérebro esquerdo. Ou seja, a emoção, a intuição e o sonho (cérebro direito) e a lógica, a análise e o pensamento (lado esquerdo do cérebro). Gerar muitas ideias primeiro, usando o cérebro direito totalmente e depois avaliá-los posteriormente, utilizando o lado esquerdo do cérebro. Não confundir o processo usando os dois ao mesmo tempo.
4. Saia mais! Misture-se com as pessoas que têm perspectivas e culturas diferentes, e de diferentes setores da indústria. Desta forma, você está mais apto a pensar criativamente de forma diferente sobre a sua própria situação. Não fique na sua zona de conforto o tempo inteiro.


5. Celebre a diversidade. Incentive a partilha e as ligações entre pessoas com diferentes formações, nacionalidades, profissões, etc. Algumas das cidades mais criativas do mundo (Nova Iorque, Londres, etc.) beneficiam de ter, também, diversas populações. Criatividade é sobre a fertilização de ideias, a partir das quais nascem novas ideias.
6. Envolva todos na criatividade. Na empresa/organização ou na vida e não apenas com as pessoas que se auto-identificam como "criativas". Todos devem ser incentivados a trazer as suas próprias ideias, perspectivas e conhecimentos para ajudar a encontrar soluções criativas. Dê valor a todos.
7. Numa organização empresarial, crie uma cultura de mente aberta, tolerância e apoio mútuo num esforço para ser mais criativo para o bem da empresa. É trabalho do líder encorajar e gerir uma cultura de criatividade.
8. Use ferramentas e técnicas para gerar ideias e encorajar todos a serem criativos. Sim, existem métodos para a criatividade - não se trata apenas de indivíduos brilhantes com ideias brilhantes. Há sistemas eficazes através dos quais qualquer pessoa pode gerar novas ideias. Use-os.
9.Dê as boas-vindas aos desafios. A criatividade adora uma crise! A necessidade é a mãe da invenção.
10. A criatividade pode ser divertida. E torná-la divertida pode ajudar no processo. Então, porque não? Criatividade pode envolver jogos - jogos sérios. Mas no final, a criatividade não é para se DIVERTIR. A criatividade é um meio para um fim. Use-a ​​de forma produtiva e inteligente. A criatividade vai ajudar as empresas, organizações e indivíduos a alcançarem o sucesso que merecem.



in dinheirovivo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...