Beleza & Saúde #4 Banho aromático


As referências a banhos aromáticos são encontradas nos registos iniciais de muitas civilizações antigas. Hipócrates escreveu que "um banho perfumado e uma massagem perfumada todos os dias é o caminho para a boa saúde".


O método mais antigo e simples de perfumar um banho era amarrar um pouco de ervas aromáticas ou flores perfumadas num pano e coloca-lo na água. Extratos líquidos das plantas, feitas por fervura ou maceração, são uma outra forma de adicionar o aroma e propriedades medicinais de uma planta a água do banho, mas os óleos essenciais oferecem uma maneira extremamente fácil e eficaz de adicionar as propriedades de plantas medicinais para o poder terapêutico de água em si.

Banhos aromáticos são uma das mais importantes formas de tratamento em aromaterapia, e são muito versáteis na aplicação. Um banho com óleos essenciais pode ser relaxante ou sedativo, estimulante, tónico  ou afrodisíaco. Ele pode aliviar uma dor muscular e melhorar uma pele irritada.  No entanto, é na redução do stress que os banhos aromáticos vão ganhando mais adeptos nesta sociedade do século XX.

Como preparar um Banho aromático?
O método de preparação de um banho aromático é muito simples: encher primeiro o banheiro com água quente, e pouco antes de entrar no banho, espalhe cerca de 6 gotas de óleo essencial para a água e mexa com sua mão para espalhar o óleo. Não preparar o banho de antecedência, pois iria perder as propriedades das ervas.

A escolha de óleos dependerá do efeito que pretende produzir:

Lavanda , para relaxar, aliviar a tensão muscular e promover o sono de som.
Camomila , também para ajudar a dormir e para acalmar condições alérgicas da pele.
Manjerona para neutralizar e aliviar a dor muscular.
Rosemary  estimular, especialmente em banhos matinais.
Bergamota, efeito edificante e com propriedades anti-sépticas e perfumadas.


0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...